Monitoria / 2025-2
Nome Completo | Componentes: Filosofia (CEFT) |
Gelson da Costa Neto | HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA |
Marco Antônio Andre | TEORIA DO CONHECIMENTO |
Paula Silva Ribeiro Fontes | LÓGICA |
Yuri Afonso Lopes de Oliveira | ESTÉTICA |
Nome Completo | Componentes: História (CEFT) |
Diego Armando Moura Prazeres | METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA I |
Fernanda Menezes Pereira Poncioni | METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA II/ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE HISTÓRIA II |
Nome Completo | Componentes: Pedagogia (CEFT) |
Ana Karoline Dos Santos Souza | DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA |
Beatriz da Rocha Pedro | ENS DE MATEMATICA: ESPECIFICIDADES DIDATICAS (PRESENCIAL) |
Dayana Cristiny Feliciano da Silva Felix | POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Débora Nunes de Miranda | DIDÁTICA – ONLINE |
Eloiza Jurck Sena | FUND TEOR E METOD DO ENS DE ARTES E ALFABETIZACAO ESTETICA |
Erika Santos Perioto Farias | LETRAMENTO E ALFABETIZACAO: ESPECIFICIDADES DIDATICAS |
Giovanna Alcerito Boscolo | FUND TEOR E METOD DO ENS DE ARTES E ALFABETIZACAO ESTETICA (PRESENCIAL) |
Giovanna Fagotto de Arruda Pereira | LETRAMENTO E ALFABETIZACAO: ESPECIFICIDADES DIDATICAS |
Inês de Barros Monteiro | DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE |
Julia Colácio Moreira | METODOLOGIA DA EDUCACAO INFANTIL |
Kessia Carneiro de Melo | DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: DA INFANCIA A IDADE ADULTA |
Lucia Helena Rossi Opdebeeck | CIDADANIA, IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO - ONLINE |
Marjorie Cristine da Silva | DOCENCIA NA CONTEMPORANEIDADE |
Paula Oliveira Melo | CIDADANIA, IDENTIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO - ONLINE |
Renato Domingues Nogueira | POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Viviane Cristina Rodrigues Teixeira | METODOLOGIA DA EDUCACAO INFANTIL |
O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos Cursos de Licenciatura. Caracteriza-se como uma capacitação em serviço que possibilita ao estagiário vivenciar, sob supervisão de um profissional experiente, ações diversas de aprendizagem da prática docente, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino; colocar em ação as competências e conhecimentos exigidos na prática profissional, por meio da elaboração e implementação de projetos de intervenção junto à escola-campo do estágio, garantindo-se, assim, a transição entre a vida estudantil e a vida profissional; estimular a dimensão investigativa da prática docente, especialmente no que se refere aos processos de ensino-aprendizagem, dentre outros.
As atividades de estágio são cumpridas, ao longo dos cursos, em escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (Curso de Pedagogia), e no Ensino Médio (Curso de Filosofia), e implicam em orientação direta e sistemática por professores dos Cursos. O Núcleo de Estágios Educacionais, vinculado ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), responde pela organização, acompanhamento semestral das atividades de estágio, e orientação aos professores supervisores de estágio e aos alunos de todos os cursos de licenciatura da UPM.
Orientações para Início dos Estágios de Licenciatura
Se você está matriculado(a) em um dos cursos indicados a seguir:
- Filosofia
- História
- Pedagogia
Clique no link para acessar os documentos com as as orientações iniciais do Estágio:
Documentos de Estágio dos Cursos de Licenciatura
Programas de Estágios 2025
Inscreva-se clicando no botão ou nas imagens:

Contatos
- (11) 2114-8770
- ceft.estagio@mackenzie.br
Rua da Consolação, 896, Prédio 16, térreo - Consolação - São Paulo - CEP: 01302-907

Lílian Silva Ferreira
Secretário de Desenvolvimento de Carreira
Contatos
- (11) 2766-8460
- ceft.estagio@mackenzie.br
Rua da Consolação, 896, Prédio 16, térreo - Consolação - São Paulo - CEP: 01302-907