Conheça o Curso

O Curso de Ciências Econômicas da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio possibilita um conhecimento crítico das principais correntes da teoria econômica. Proporciona uma sólida formação geral e o domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico‐quantitativa e teórico‐prática, conforme determinação das atuais Diretrizes Curriculares, contribuindo para a formação de profissionais éticos, dotados de um instrumental científico capaz de permitir a compreensão dos fenômenos econômicos e possibilitar a intervenção no âmbito das atividades econômicas de instituições públicas e privadas.


Para quem é?

O curso de Ciências Econômicas é destinado a quem busca trabalhar no plano empresarial e empreendedorismo, gestão governamental, finanças e investimentos, consultorias e pesquisas.


Diferenciais

Acreditamos que o Economista é um dos agentes transformadores da sociedade em direção a um mundo melhor, mas que precisa de respostas bem mais profundas do que aquelas derivadas da busca por eficiência na alocação de recursos escassos, da competição predatória ou da maximização de lucro sem se importar com os problemas sociais e ambientais que ainda afligem o Brasil e o mundo.

Por essa razão, o curso de Ciências Econômicas tem por alicerce:

  • Presente numa instituição confessional, com tradição de 150 anos;
  • Corpo docente composto quase que integralmente por Mestres e Doutores;
  • Alunos e egressos do curso estão quase que 100% estagiando ou já empregados;
  • Incentivo ao bom desempenho acadêmico com distinção e concessão de bolsas de estudos integrais nos cursos de Pós-graduação da Instituição aos alunos com os mais altos coeficientes de rendimento (CR);
  • Excelente relacionamento e integração com as mais importantes entidades da classe econômica, como Conselho Regional de Economia (CORECON-RJ), Academia Nacional de Economia (ANE), ente outras;
  • Tem por objetivo: formar profissionais bem preparados para a atuação na sociedade. Compreende a evolução das tecnologias e seus impactos nas tomadas de decisões, trabalhadas junto ao Núcleo de Pesquisas e Estudos Econômicos (NEPE).

Mercado e Onde Atuar

O Economista pode atuar em âmbito internacional, empresarial, governamental, finanças, consultoria e pesquisas.

Dia do Economista

Dia 13 de agosto comemoramos o Dia do Economista, um tipo especial de profissional que se originou a partir do pensamento iluminista.

Questionando o que era justo, esses pensadores foram acompanhando a evolução do pensamento filosófico. Foram participando do processo decisório e estratégico dos Estados nacionais e da evolução das forças produtivas.

Durante o século XIX, o pensamento econômico evoluiu rapidamente. O capital, comércio, crédito, trabalho, direitos do cidadão e do trabalhador, e a questão da eficiência alocativa dos recursos estiveram no centro dos principais debates. Mas foi no decorrer do século XX que a profissão do economista foi ganhando singularidades.

Além de participar do processo decisório de empresas e dos Estados Nacionais, as guerras e as crises exigiram novas ações. O surgimento de novas questões nacionais e globais originaram uma nova agenda voltada para o desenvolvimento produtivo e social. O desenvolvimento socioeconômico passou a fazer parte das agências multilaterais e dos projetos nacionais de industrialização e desenvolvimento.

Hoje, já no século XXI, embora muitos se dediquem apenas as decisões que favorecem apenas ao processo de reprodução e ampliação do capital, lembramos que o “fazer do economista” se amplia a cada dia, indo muito além dos processos decisórios tradicionais. Hoje, questões globais como a saúde, a educação, o abastecimento de água, o saneamento e a segurança alimentar, o meio ambiente, a cultura e o entretenimento, as comunicações e a disseminação da informação, tudo requer a participação do Economista.

Dia 13 de agosto, saudamos nossos alunos e colegas do curso de Ciências Econômicas da Faculdade Mackenzie Rio. Saudamos aqueles que em seu juramento profissional se comprometem, atuando com ética, com o bem-estar socioeconômico e com o desenvolvimento da nação.

Salve o Dia do Economista!