A Nano e Microescala: Materiais e Dispositivos Funcionais

 

Projeto 1 – Materiais multifuncionais micro e nano-estruturados

 

 


Projeto 2 – Materiais 2D e nanodispositivos para aplicações em energia, telecomunicações e sensores

 

 


Projeto 3 - Infraestrutura jurídica da nanotecnologia

 


 


Escala Humana: Cérebro, Cognição e Comportamento

 

Projeto 1 – Teoria e aplicações da Neurociência Social e Afetiva para a interação humana do dia-a-dia

 


Projeto 2 – Teoria e aplicações para promoção de um desenvolvimento precoce ótimo

 


Projeto 3 – Teoria e aplicação para inovação em negócios


 

 

 

 


Escala Social: Linguagem, Cidades e Cultura

 

Projeto 1 – Inclusão Social, Políticas públicas e Governança para reduzir as desigualdades

 

 


Projeto 2 – Mobilidade humana e culturas no plural: o desafio da convivência

VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho e BRITO, Regina Pires (Orgs.). Presença e atualidade do pensamento de Paulo Freire: vozes em diálogo pelo mundo. São Paulo: LiberArs, 2022.
  • MECHIÇO, Rosa (Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique). Contemporaneidade das dimensões estruturais da pedagogia democrática de Freire e descrição da sua lógica.
  • VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho (UPM - Brasil) e BASTOS, Neusa Barbosa (UPM e PUCSP - Brasil). Das situações limite ao inédito viável: a esperança de um país por uma realidade mais justa.
  • PAULINO, Vicente (Universidade Nacional Timor Lorosa’e – Timor Leste). Pedagogia freireana e seus contributos para a pedagogia mauberiana de Timor-Leste.
  • BRITO, Regina Pires de e SILVA, Lídia Felício (UPM – Brasil). Escola e cidadania: reflexões sob a perspectiva freireana.
  • AMORIM, Simone (UNIT – Brasil e Tiradentes Institute - EUA) e KRESS, Tricia (Molloy College – EUA). Aprendizado transnacional em contextos plurais: atemporalidade e (re)significação.
  • LUCIANI, Luciana Paula Bento (FECAP – Brasil) e SOUZA, Eliza Silvana (Centro Paula Souza – Brasil). Ensinamentos freirianos em contextos plurais: atemporalidade e (re)significação.
  • SILVA, Roberval Teixeira (Universidade de Macau – China). Paulo Freire em terras asiáticas: falas, sil6encios e diálogos.
  • MAIA, Gisele (SEE-SP – Brasil) e SILVA, Jeanny Meiry Sombra (PUCSP – Brasil). O silenciamento do professor em terras brasileiras.
  • INDART, Karin Noemi Rühle (Universidade Nacional Timor Lorosa’e – Timor Leste). Educação crítica e a(s) língua(s) de alfabetização em Timor-Leste.
  • BRITO, Regina Pires e VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho (UPM – Brasil). Paulo Freire: o ato educativo como ação consciente e responsável.
  • BATISTA, Fernanda (Brandon University – Canadá). Conteúdos, métodos e avaliação: aspectos de minha prática docente pautados em princípios freireanos.
  • MARTINS, Valéria Bussola e ANDRADE, Nickolas Marques (UPM – Brasil). Diálogo, amorosidade e professor reflexivo: um caminho para a educação significativa.
  • ANTILA, Eeva (University of Arts – Finlândia). Contemplations on Freire’s legacy on dance pedagogy: insights from Finland.
  • MURARO, Marlon e MANGUSSI, Juliana A. M. Almeida S. (UPM - Brasil) Convidando Eeva Antola para uma dança ao som de Paulo Freire.
  • NUNES, Rosa Soares (Universidade do Porto – Portugal). Paulo Freire... um fazedor de amanhecer.
  • DELORENZI, Liliana Barros Oliveira e ZAMBOM, Pedro Augusto (UPM – Brasil). A percepção do inacabamento humano e o princípio da alteridade.
BRITO, Regina Pires e VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho (Orgas.), Português: língua pluricêntrica. São Paulo: LiberArs, 2022.
  • BARROS, Diana Luz Pessoa de (UPM e USP – Brasil) Conceitos de Lusofonia.
  • BRITO, Regina Pires de e VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho (UPM – Brasil). Culturas no plural: a Língua Portuguesa em contextos vários.
  • BRITO, Regina Pires. Uma língua, muitas realidades: Português como língua pluricêntrica.
  • GONÇALVES, Liliana e SILVA, Roberval Teixeira e (Universidade de Macau – China). Língua Portuguesa em Macau: uma riqueza (des)aproveitada no ensino superior?
  • INDART, Karin Noemi Rühle (Universidade Nacional Timor Lorosa’e – Timor Leste). A resistência dos professores timorenses à implementação da Língua Portuguesa no discurso dos gestores da Educação.
  • FERNANDES, Cláudia (Universidade de Viena - Áustria).Português no coração da Europa: a realidade da Língua Portuguesa na Áustria.
  • CINTADO, Gisele Menezes Mendes (Universidade Pablo Olavide – Espanha). Oralidade através da radiodifusão em aulas de PLNM da Espanha: reflexões sobre o programa O Mundo da Língua Portuguesa (Radiolavide).
  • CHULATA, Katia de Abreu (Università degli Studi “G. d’Annunzio” – Itália). Augusto de Campos e seu diálogo com a tradição através da tradução.
  • PAOLINELLI, Luísa Marinho Antunes (Universidade da Madeira – Portugal). Existir com o “outro” – Ir além da diferença: a possibilidade da empatia e a ideia de “próximo” na literatura lusófona.
  • VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho e OLIANI, Elaine Gomes Viacek (UPM - Brasil). De onde você veio? O respeito à presença de diversas variedades do Português em nossas salas de aula.
TREVISAN, Ana Lucia; CRESPO, Regina; MATA, Rodolfo (Orgs.). Olhares e intercâmbios latino-americanos. São Paulo: Líquido, 2022.
  • TREVISAN, Ana Lucia e BRITO, Regina (UPM- Brasil). As linguagens em tempos e espaços latino-americanos.
  • CRESPO, Regina e MATA, Rodolfo. (Universidade Nacional Autônoma do México) Tradução: tecendo pontes entre a literatura e a cultura
  • AGUILAR, Alma Delia Miranda Aguilar. (Universidade Nacional Autônoma do México). O estudo formal das literaturas em língua portuguesa no México e o seu vínculo indissociável com o ensino da língua.
  • SAMPAIO, Claudia Dias. (Universidade Nacional Autônoma do México). Poéticas de intervenção no México e no Brasil: diálogos com o mítico.
  • DIAZ, Cristina. (Universidade Nacional Autônoma do México). Lenguaje, experiencia y representación en la obra de Conceição Evaristo y Jarid Arraes.
  • LÓPEZ, Iván Garica. (Universidade Nacional Autônoma do México). Cantos de trabajo en México y Brasil.
  • VÁZQUEZ, José Luis Gómez. (Universidade Nacional Autônoma do México). Oralidad y Versatilidad en O peso do pássaro morto, de Aline Bei
  • TREVISAN, Ana. (UPM- Brasil). Imagens do insólito ficcional em contos de Amparo Dávila e Lygia Fagundes Telles
  • FAQUERI, Rodrigo de Freitas. (Instituto Federal de São Paulo).  As marcas da violência na literatura guatemalteca: uma análise da narrativa de Rey Rosa.
BRITO, Regina; Trevisan, Ana Lucia (UPM-Brasil); Martins, Moisés de Lemos (Orgs.) (Universidade do Minho). Linguagens, sociedades e culturas:  interfaces. São Paulo: LiberArs, 2022.
  • BRITO, Regina;TREVISAN, A. L.; MARTINS, Moisés de Lemos (Universidade do Minho – Portugal). Interfaces de língua e cultura no âmbito do CDT em Linguagens, Sociedades e Culturas - perspectivas e ações.
  • MARTINS, Moisés de Lemos (Universidade do Minho - Portugal). A construção de uma cartografia transcultural no espaço da língua portuguesa.
  • CHACON, Albino (Universidade Nacional da Costa Rica); TREVISAN, Ana (UPM). O realismo sujo em El rey de La Habana (1999), de Pedro Juan Gutiérrez: do local cubano ao glocal latino-americano.
  • AFFONSO, Thais H. (Universidade do Porto - Portugal) Língua inglesa e internacionalização da universidade no Brasil e em Portugal.

 


Projeto 3 – Cidade, Projeto e Equidade: das Linguagens e apropriações às formas de regulação


 


A Escala Cósmica: A Terra no Universo

 

Projeto 1 – Clima Espacial

 


Projeto 2 – Astroengenharia: Engenharia aplicada à geofísica espacial

 

 

 


Projeto 3 – Geodésia Espacial