O QUE É A OUVIDORIA

A Ouvidoria Acadêmica da Universidade Presbiteriana Mackenzie é um órgão instituído pela Reitoria, e a ela subordinada, de natureza mediadora, sem caráter administrativo deliberativo, executivo ou judicativo, que exerce suas funções diretamente junto a Unidades e Órgãos da Universidade para fornecer respostas às demandas do requerente. A Ouvidoria é acionada quando o requerente não obteve resposta pelos trâmites normais da Universidade ou na possibilidade de haver discordância com um encaminhamento dado à sua demanda.

A FUNÇÃO DA OUVIDORIA

A Ouvidoria Acadêmica da UPM tem a função de “ouvir” a comunidade universitária e a comunidade externa com os objetivos de ajudar na compreensão de problemas, buscar as melhores soluções possíveis e contribuir para o bom funcionamento das instâncias administrativas e dos processos comunicacionais e relacionais que ocorrem dentro da Universidade.

COMO FUNCIONA A OUVIDORIA

Recebemos manifestações referentes às atividades da UPM (críticas, representações, elogios, reclamações e outras demandas) via e-mail ouvidoria.upm@mackenzie.br ou através de contato pessoal (mediante agendamento via e-mail ou telefone - 2114-8084). Analisamos o pedido e, se a demanda for pertinente, um processo é aberto. Fazemos o encaminhamento formal ao setor competente, que tem um prazo para responder à demanda. O requerente pode ser orientado a encaminhar sua manifestação diretamente à instância ou canal competente e nesse caso, nenhum processo é aberto.

Não recebemos manifestações anônimas, mas garantimos o sigilo do requerente, dentro dos termos previstos pela lei, caso haja esse tipo de solicitação.

ANTES DE ACIONAR A OUVIDORIA, CERTIFIQUE-SE DO CAMINHO PARA ATENDER SUA DEMANDA

ALUNO

•     Se quiser obter informações ou tem reclamações sobre grade curricular, nota, aulas ou professores, procure antes a sua Coordenação de curso.

•     Questões sobre bilhete único, faltas, matrícula, atestados e requerimentos procure a Secretaria dos Conselhos Superiores e de Controle Acadêmico (SECCA - antiga Secretaria Geral). E-mail: secca@mackenzie.br / Tel.: (11) 2114-8305.

•     Questões sobre mensalidades, boletos de cobrança e acordos financeiros, procure o Atendimento Financeiro ao Aluno (AFA). E-mail: afa@mackenzie.br / Tel.: (11) 2114-8516.

 

VESTIBULAR

•     Acesse: vestibular.mackenzie.br / e-mail: vestibular@mackenzie.br / Tel.: (11) Tel.:(11) 2114-8000 (selecione a opção 4).

 

INFORMAÇÕES GERAIS

•     Sobre a universidade, cursos, eventos etc., acesse a Central de Informações ( http://www.mackenzie.br/portal/dhtm/central_informacoes/formulario.phphttp://www.mackenzie.br/portal/dhtm/central_informacoes/formulario.php ) / E-mail: centralinformacoes@mackenzie.br / Tel.:(11) 2114-8000 (selecione a opção desejada)

 

BOLSAS DE ESTUDO

•     Informações sobre bolsas de estudo, contactar E-mail: bolsas@mackenzie.br / Tel.: (11) 2114-8037

 

PARA ABRIR UMA MANIFESTAÇÃO ENDEREÇADA À OUVIDORIA:

Em São Paulo: ouvidoria.upm@mackenzie.br

Em Campinas: ouvidoria.campinas@mackenzie.br

COORDENADORIA DE OUVIDORIA ACADÊMICA/COAC

E-mail: ouvidoria.upm@mackenzie.br  - Telefone: (11) 2114-8084

 

A Ouvidoria companha o desempenho dos discentes, desde seu ingresso até sua saída, pois este acompanhamento é tarefa necessária na avaliação de resultados e na tomada de decisões para o planejamento do ensino. Além disso, assume uma posição mais ampla, diagnosticando problemas e percebendo aspectos positivos em um contexto de supervisão mais abrangente.

 

Na UPM, priorizando uma comunicação direta com a comunidade acadêmica e a comunidade externa, implantou-se em agosto de 2000 a Ouvidoria, com o objetivo de levar a Instituição a:

  • identificar aspectos dos serviços que os alunos valorizam mais;
  • identificar possíveis problemas de várias áreas;
  • identificar ansiedades mais freqüentes dos alunos iniciantes;
  • ajudar na identificação do perfil dos alunos;
  • receber todo tipo de manifestação;
  • prestar informação à comunidade externa e interna;
  • agilizar processos e,
  • buscar soluções para as manifestações dos alunos.

 

Para a atuação eficiente da Ouvidoria, o Ouvidor exerce suas funções com independência e autonomia, devendo ter também, livre acesso a todos os setores acadêmicos e:

  • representar a comunidade interna e externa junto à IES;
  • encaminhar manifestações apresentadas aos setores competentes;
  • acompanhar o andamento dos processos e seus prazos, até a solução;
  • atuar na prevenção e solução de conflitos;
  • identificar e sugerir correções de erros e soluções de problemas, ao responsável do órgão em que ocorre.