XI Semana de Preparação Pedagógica

27/01/2017

Reitoria Geral


Professores se prepararam para iniciar o semestre com oficinas, palestras e muito mais

Doutor Manassés ministra sua palestra

Reitor encerra as atividades da semana agradecendo a participação de todos

Entre os dias 23 e 27 de janeiro, aconteceu a XI Semana de Preparação Pedagógica, organizada pela reitoria e pela pró- reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com o objetivo de promover a troca de experiência entre os professores e oferecer um espaço para a sistematização das ações pedagógicas, bem como capacitação, atualização e preparação para o novo semestre letivo.

A semana aconteceu simultaneamente nos campi de São Paulo e Campinas, com palestras, minicursos, mesas temáticas, oficinas e relatos de experiência, além de momentos culturais, e tendo como tema principal “Interdisciplinaridade: atravessando fronteiras do conhecimento. E foi encerrada na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro, com a palestra “Ciência Básica e Aplicada: seus Desafios e Convergências”, que foi ministrada pelo ex-reitor da UPM, o doutor Manassés Claudino Fontelles, com mediação do diretor da Faculdade de Direito, doutor Felipe Chiarello de Souza Pinto.

O reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, destacou o crescimento desse trabalho a cada semestre, com um número de atividades e de participação dos professores cada vez maior e lembrou da importância do tema abordado. “O tema Interdisciplinaridade foi tratado nas mais diversas formas possíveis e de tal maneira, dando uma ênfase bastante grande no papel da pesquisa, seja aplicada, seja de cunho cientifico. Ela é fundamental e foi destacada como insumo essencial na valorização e crescimento de uma universidade”, comentou.

De acordo com a organização do evento, cerca de 700 professores lotaram o auditório Ruy Barbosa durante abertura e encerramento, além das participações nas outras atividades. De acordo com a coordenadora de Apoio Pedagógico, Marili Moreira Da Silva Vieira, essa semana teve mais atividades do que nas outras, com participações específicas das unidades para atender as necessidades de cada uma. “Estou muito feliz e acho que alcançamos os objetivos. Permitir que o professor tivesse um tempo para parar e pensar sobre a prática dele, mas também que ele possa sentir e ir compreendendo de maneira tácita o que é ser professor do Mackenzie, o que é essa instituição e qual é a identidade que essa instituição quer que permeie a sala de aula, de maneira conjunta, com todos os professores alinhados na identidade institucional”, concluiu destacando e agradecendo a organização de sua equipe durante o evento.

Em sua primeira participação no evento, a professora da Faculdade de Direito, Ester Gammardella Rizzi, encerrou a semana animada. “Fiquei bem impressionada porque nos faz observar o todo da instituição. Gostei muito ao ver os professores participando, propondo oficinas e temas, compartilhando conhecimentos acumulados de pedagogia, e valorizados em seus saberes que não são só os saberes acadêmicos, mas também artísticos. Me deu ânimo para iniciar o semestre e me fez sentir parte desse todo que é o Mackenzie, muito bonito e muito coerente, organizado, cheio de princípios que eu compartilho”, concluiu.