Por que precisamos do Natal?

19/12/2016

Chancelaria Geral


Entrando no espírito de natal, a chancelaria mostra o porquê de celebrar essa data tão singular ao lado de família e amigos

Precisamos do Natal por várias razões, a começar com a celebração entre amigos e familiares. De fato, é agradável estar com as pessoas que amamos, reencontrar aqueles que estão distantes, reviver antigos sentimentos e lembranças, pois as relações interpessoais alegram e completam a vida. Aliás, não faz sentido festejar sozinho. Queremos compartilhar nossas experiências com outras pessoas. Por criação, somos seres relacionais que desejam comunhão.

Ao mesmo tempo, o período do Natal é oportuno para revelar amor e bondade. A vida anda tão depressa que, por vezes, nos esquecemos de externar amor sincero àquelas pessoas que fazem parte de nossa vida. Além do mais, nas urgências das tarefas cotidianas podemos imergir no egoísmo de não olhar para as necessidades do próximo. Com efeito, o Natal é tempo de solidariedade e amor, e precisamos muito disso!

Por fim, o Natal é a ocasião adequada para renovação das forças, refletindo sobre o que passou, mas olhando para o futuro com esperança. Afinal, mais um ano está terminando. Com isso, precisamos reavaliar nossas ações e encontrar um novo ânimo para enfrentar a próxima etapa que se aproxima.

Por que precisamos do Natal? Porque comunhão, amor, solidariedade e renovação são anseios universais, porém, muito além das forças humanas. Desejamos ardentemente ter uma vida comunitária, rodeada de amigos e família. Da mesma forma, carecemos de dar e receber amor. Ademais, as energias devem ser revigoradas, uma vez que somos frágeis e limitados. Todavia, esses anseios, que parecem sempre escapar por entre os dedos, encontram sua plenitude na Pessoa de Jesus Cristo, o menino Deus.

Precisamos do Natal porque o nascimento de Cristo restaurou nossos relacionamentos, revelou amor sem igual, solidarizou-se com os perdidos e, enfim, nos trouxe uma viva esperança de dias melhores. Por que precisamos do Natal? Porque sem o nascimento de Cristo todas as nossas mais sinceras aspirações não passariam de um desejo vazio. Tudo que mais ansiamos nunca alcançaríamos.

Um feliz Natal com Jesus. Um Natal que todos nós precisamos.                     

 

Chancelaria e Capelania Mackenzie