Mara Salles ministra aula magna no Mackenzie

Chef destacou a importância da escolha dos ingredientes na cozinha  

06.09.201718h17 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mara Salles ministra aula magna no Mackenzie

Ela é uma das maiores autoridades quando o assunto é cozinha brasileira, tem 30 anos de experiência em restaurantes e um prêmio Jabuti pelo livro “Ambiências - Histórias e Receitas do Brasil (DBA)”. A chef Mara Salles deixou a cozinha de seu restaurante, o Tordesilhas, na noite desta terça-feira, 5 de setembro, para ministrar a aula magna do curso de Tecnologia em Gastronomia do Mackenzie.

Com o tema “O mercado de trabalho em gastronomia”, a palestrante contou sobre sua experiência desde o dia em que resolveu abrir seu primeiro restaurante, o Roça Nova, e alertou os alunos para que deem valor às aulas de gestão. “Quando comecei meu restaurante eu penei bastante na parte de gerenciamento. Sei que a nossa paixão é pela cozinha, mas as aulas que vocês têm na faculdade são fundamentais para quem quer ter o próprio negócio”, avaliou.

Mara também falou sobre o processo de criação e como suas pesquisas são importantes para que desenvolva o menu do restaurante. A chef falou de suas viagens à Amazônia, e da valorização do ingrediente brasileiro. Ela ainda citou a preocupação com todos ingredientes e a importância de conhecer sua origem e o trabalho que existe por trás de cada um deles, buscando manter a qualidade para que ele chegue bonito na mesa do cliente. “Vocês se interessam muito por ingredientes exóticos, diferentes, distintos, mas precisam entender que podem fazer pratos incríveis com tomate, abobrinha, ovo. Tudo tem que ser bom para um simples prato ficar bom. Um ovo, se for caipira de boa qualidade, por exemplo, com uma boa técnica, um cozimento perfeito, ficará extraordinário”.

Segundo a chef do Tordesilhas, o cenário gastronômico de São Paulo mudou muito nos últimos 20 anos. “Mudou para muito melhor. Estamos mais profissionais, falando de slow food, da valorização da cozinha brasileira, de cachaça, buscando um bom café. As pessoas estão mais preocupadas com detalhes. Houve um salto incrível, espetacular”, finalizou.

A coordenadora do curso, Camila Landi, destacou o privilégio em poder contar com uma palestrante tão importante. ”A Mara é uma referência pra nós na área da gastronomia. Traz uma bagagem incrível e dividiu tudo isso conosco, com palavras que todos os presentes vão levar para sempre. Ela falou sobre a ética profissional, ética alimentar, do respeito pelo produto, os processos do trabalho em um restaurante, sobre cliente. Enfim, foi uma oportunidade única. As portas do nosso curso estarão sempre abertas para recebe-la, bem como os nossos alunos estão super motivados para participar de processo de estágio na cozinha do Tordesilhas”, concluiu.