Mackenzistas são premiados na primeira edição do IF Talents 2017

19/04/2017

Geral


Prêmio mundial reconhece talento de estudantes e recém-formados na área do Design

Aplicativo InterRefugees

A primeira edição do iF DESIGN TALENT AWARD 2017 teve como vencedor o time mackenzista, criador do InterRefugees.

O prêmio mundial, que reconhece o talento de estudantes e recém-formados em cursos na área do design, teve participação de 59 projetos premiados em países como Alemanha, Estados Unidos, Coréia do Sul, China e Suíça. O aplicativo InteRefugees foi o projeto vencedor na categoria “Public Value, Help and Support”, voltado para propostas de apoio e suporte para ajudar pessoas, sendo o único projeto brasileiro a conquistar a premiação neste ano.

O app busca solucionar problemas de comunicação e informação dos refugiados com um enfoque inicial nos sírios. Em entrevista ao portal DesignBrasil – maior comunidade nacional de design, Rafael Marques Panessa, aluno do curso de Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), ressalta que a plataforma virtual “será a interface entre as necessidades dos refugiados e as oportunidades que os países podem oferecer”. São três principais vertentes, sendo a primeira informação, que oferece dados confiáveis em relação à documentação, ONGs, embaixadas e sistema monetário de diversos países. A segunda, a comunicação entre refugiados sírios em busca de ajuda e refugiados já estabelecidos no país de destino. Por último, a oportunidade que se baseia em estabelecer relação entre perfil de refugiados e vagas de emprego.

Entre os benefícios do prêmio está o certificado individual, destaque na Design Excellence, apresentação do projeto na forma digital na exposição de design iF que acontece em Hamburgo na Alemanha, participação da premiação do certificado, também em Hamburgo e a UPM receberá pontos no ranking universitário iF, atualizado uma vez opor ano após a cerimônia de premiação.

O grupo InteRefugees é uma equipe jovem e multidisciplinar formada por quatro estudantes de graduação da UPM, com os alunos Fabrizzio Nicodemo, do 3º semestre de Administração com ênfase em Comércio Exterior; Graziela Bonato Vieira, do 2º semestre de Psicologia; Isadora Monteiro Machado, do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo; e Rafael Marques Panessa, do 5º semestre de Design.

 

A trajetória da equipe teve início nas seletivas da Hult Prize, a maior competição de empreendedorismo social do mundo, patrocinada pela Clinton Global Initiative, empresa fundada pelo ex-presidente Bill Clinton e pela Hult Prize Business School. O evento foi organizado pela Liga Mackempreende e o grupo ficou em segundo lugar, conquistando uma vaga na pré-incubadora, abrindo possibilidades para o desenvolvimento do projeto.

O iF Design Talent Award 2017 acontece duas vezes ao ano e a próxima chamada é até dia 20 de junho. As inscrições são gratuitas e o projeto inscrito não pode ter mais que dois anos.  

Para mais informações e inscrições, acesse.