Mackenzie prepara os professores para o semestre

23/01/2017

Chancelaria Geral Reitoria Presidência


A décima primeira Semana de Preparação Pedagógica tem como tema a Interdisciplinaridade

Os professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie retornaram ao trabalho nesta segunda-feira, 23 de janeiro, para a XI Semana de Preparação Pedagógica, que tem como tema “Interdisciplinaridade: atravessando fronteiras do conhecimento.

Promovida pela reitoria e pela pró- reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos, a semana acontece simultaneamente nos campi de São Paulo e Campinas, trazendo palestras, minicursos, mesas temáticas, oficinas e relatos de experiência, além de momentos culturais, como a apresentação da banda Mack Core (formada por professores e alunos) e a De vernissage da professora Miriam Celeste Martins.

De acordo com o pró-reitor de Graduação e Assuntos Acadêmicos, Cleverson Pereira De Almeida, esse é um espaço privilegiado dentro do calendário acadêmico. “É um momento oportuno para uma reflexão coletiva e cooperativa acerca de temas que dizem respeito ao trabalho docente. Tenho certeza de que sairemos desta semana mais qualificados, preparados e mais animados para o trabalho no semestre”, analisou.

A palestra de abertura contou com a apresentação musical da Orquestra de Câmara Mackenzie, sob a regência do maestro e pianista Flávio Régis Cunha, e teve devocional ministrada pelo reverendo Hernandes Dias Lopes. Em seguida, os docentes assistiram a duas palestras: “O Cérebro Social: a Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Sociais e Neurociências”, ministrada por Nythamar de Oliveira Junior, da PUC Rio Grande do Sul, e “O Papel do Belo Como Aglutinador na Interdisciplinaridade”, realizada pelo reveverendo Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie.

O reitor, Benedito Guimarães Aguiar Neto, afirmou que este é um dos pontos altos da retomada das atividades acadêmicas. “É mais uma vez um momento em que os professores têm uma oportunidade de refletir sobre a sua prática pedagógica, sobre os princípios institucionais que dirigem a nossa instituição, seus valores, a sua missão, sua visão, e é uma preparação para o início do semestre diante tantas atividades de ensino, de pesquisa, de extensão. Consideramos que a semana pedagógica é um dos eventos dos mais significativos para nossa universidade”, concluiu.

 

Confira a programação

 

Autoridades presentes:

 

José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie; reverendo Davi Charles Gomes, chanceler da UPM; reverendo Milton Ribeiro, Membro do Conselho Deliberativo Do IPM; Marco Tullio de Castro Vasconcelos, vice-reitor da UPM; Cleverson Pereira De Almeida, pró-reitor de Graduação e Assuntos Acadêmicos; Sergio Lex, pró-reitor de Extensão e Educação Continuada; Helena Bonito, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Marili Moreira Da Silva Vieira, coordenadora de Apoio Pedagógico; reverendo Hernandes Dias Lopes, pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana De Vitória e pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros.