Mackenzie comemora 147 anos agradecendo a Deus

19/10/2017

Geral Presidência Chancelaria Reitoria


Cultos aconteceram simultaneamente nas unidades de todo o Brasil

Auditório Ruy Barbosa lotado para a celebração do culto

As festividades em comemoração pelos 147 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) acontecem durante todo o mês, mas o dia 18 de outubro, dia municipal do Mackenzista na cidade de São Paulo foi marcado por celebrações que envolveram todas as unidades da instituição.

Em Alphaville, no Colégio Mackenzie Tamboré, às 9h, os alunos participaram da Festa de Campo, que reuniu alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, e contou com desfile de atletas, dos troféus conquistados em 2017, apresentações esportivas coreografadas, e também a equipe de cheerleaders campeã do torneio interno. No colégio de Brasília os esportes foram praticados pelos funcionários, com atividades recreativas entre eles. No colégio de Palmas os alunos da manhã participaram de oficinas pedagógicas com os alunos explicando de forma lúdica a Reforma Protestante. Em São Paulo, o primeiro campus do Mackenzie, o Centro Histórico e Cultural recebeu a Manhã Musical, com apresentação da Banda BluesLab, no Hall do Prédio 1, das 9h30 às 10h30.

Simultaneamente, às 11h, nas unidades de Alphaville, Brasília, Campinas, Higienópolis e Palmas aconteceram cultos de ação de Graças pelo aniversário da instituição. Com condução do capelão, o reverendo José Antônio Goes Filho, que realizou a reflexão bíblica, o culto em Alphaville contou com a participação dos funcionários no momentos de louvor, além de uma palavra do diretor de operações da Educação Básica, Solano Portela, que falou sobre a história do Mackenzie e sua missão. Em Campinas o pregador foi o reverendo Milton Ribeiro, acompanhado pelo diretor financeiro José Paulo Fernandes Júnior.

Na unidade de Palmas, o culto foi dirigido pelo capelão Roberto Alencar e teve a apresentação do Coralito do colégio,regido pela professora Liliana Massuia, cantando músicas que lembram os cinco “solas” da Reforma. O evento contou com a presença do superintendente de Gestão de Pessoas, Tony Geraldo Carneiro, representando a Diretoria Executiva e, na ocasião, o Secretário Executivo da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Juarez Marcondes Filho, pregou sobre a importância da Bíblia para a Fé Cristã. O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, José Inácio Ramos, acompanhou a celebração do culto em Brasília, que teve as músicas conduzidas por um grupo de funcionários e mensagem do reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, membro do Conselho de Curadores do IPM.

Com o auditório Ruy Barbosa lotado e a presença de cerca de mil pessoas, a unidade de São Paulo recebeu o reverendo Augustus Nicodemus Gomes Lopes, vice-presidente do Supremo Concílio da IPB, para uma palavra e o chanceler em exercício, reverendo Alderi de Matos, que também é Historiador Oficial da IPB, contou a história do Mackenzie e sua importância para a cidade. O coral da Capela realizou apresentações e as músicas cantadas pelo público foram conduzidas pelo cantor e compositor Jorge Camargo. O diretor de  Desenvolvimento Humano e Infraestrutura, José Francisco Hintze Júnior, representou a Diretoria Executiva na ocasião, além da presença do reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, que participou do culto com uma oração. Para marcar o dia do Mackenzista, na parte da tarde os funcionários foram dispensados de suas atividades. 

A unidade do Rio de Janeiro realizou o culto de gratidão às 19h, com mensagem trazida pelo reverendo Cid Pereira Caldas, membro do Conselho de Curadores do Mackenzie, que trouxe o coral da Igreja Presbiteriana de Botafogo para se apresentar. O diretor de Estratégia e Negócios André Ricardo de Almeida Ribeiro representou a diretoria Executiva no evento, que também contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do IPM, Hesio Cesar de Souza Maciel. O presidente do Conselho lembrou da história da Instituição, destacando a importância em manter vivos os ideais que moveram os fundadores do Mackenzie a ensinar.