Mackenzie Campinas realiza pelo terceiro ano a Semana da Engenharia

04/08/2017

Geral


O evento terá como tema “Rumos da Engenharia: O Engenheiro do Futuro”     

De 28 de agosto a 01 de setembro, o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realiza no campus Campinas, a III Semana da Engenharia do Mackenzie Campinas (SEMACK). Sob o tema “Rumos da Engenharia: O Engenheiro do Futuro”, o evento contará com programação variada e renomados profissionais e especialistas que proferirão palestras sobre tendências da engenharia e tecnologia, mercado de trabalho e inovação.

Os participantes terão a oportunidade de conferir temas como “Inovação no Brasil: Minha jornada pessoal e reflexões sobre avanços, desafios e oportunidades”, do consultor e coordenador da FAPESP Gerson Valença Pinto. Já o engenheiro José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP, falará sobre “BIM-Modelagem da informação na construção”; com o tema “Sistema SINAPI e o papel da CAIXA no desenvolvimento da Infraestrutura do País”, o engenheiro Sergio Rodovalho Pereira discorrerá sobre um dos assuntos mais polêmicos nos dias de hoje. Jônatas Vanzolini Gallego, engenheiro, abordará “A Transformação Digital x Industrial da Energia Eólica – A Visão da GE”. O professor Francisco Giocondo César, IFSP e FCA/UNICAMP, que explanará sobre a “Indústria 4.0: Desafios & Oportunidades”.

Dentre os vários assuntos, os participantes também poderão se aprofundar em temas essenciais no dia a dia da indústria e da tecnologia. O diretor da Cota Territorial, Luiz Célio Bottura, discorrerá sobre “A cidade na Produção Sócio-econômica”. Guilherme Regiane, da ISTSistemas, abordará “Como o SW 2017 pode te ajudar a alcançar melhores resultados, aumentando a eficiência dos projetos”. Já, o diretor Industrial Robert Bosch, Júlio Monteiro, falará sobre “A Evolução da Manufatura para uma Indústria Inteligente”. O engenheiro Hercilio Ramos, da LATAM, apresentará a “Engenharia - Transformando recursos naturais em recursos humanos”. Além do engenheiro Roniere Silva, UNILEVER, que explanará sobre “Universidade X Realidade: Mercado de Trabalho”.

No campo da tecnologia, destaque para os temas “Internet das coisas e Transformação Social”, apresentado pelo professor Vinícius Garcia de Oliveira do CPqD, e “Ciência de Dados e Big Data”, ministrado pela professora Sandra Avila da Unicamp.

Segundo Marcia Milena Pivatto Serra, professora e uma das responsáveis pelo SEMACK, a proposta do evento surgiu com o intuito de promover a extensão universitária e a vivência no campo da Engenharia, seja na vida acadêmica ou na empresarial. “Teremos grande movimentação de especialistas que ministrarão cursos e palestras e participarão de mesas redondas e visitas técnicas. Empresas como Bosch, Unilever e outras estarão divulgando estágios e processos seletivos para os alunos da instituição”. A professora ressalta ainda, que há temas e áreas que são “tendências das engenharias, indústria 4.0, Big Data, IOT, sistemas ciber-físicos, manufatura avançada, construções especiais e sustentáveis, modelos construtivos, entre outras”.

Para professora de engenharia do Mackenzie Mariana Zuliani, umas das responsáveis pela organização do evento, “a semana proporcionará aos alunos, professores, pesquisadores do Mackenzie e ao público externo o contato com profissionais gabaritados nas diversas áreas da engenharia e ao que há de mais moderno neste setor por meio de ciclos de palestras diários”.

Já a professora Suelene Silva Mammana, também envolvida na organização, ressalta que os alunos dos cursos de engenharia terão a oportunidade de fazer visitas técnicas em empresas da região como a Natura, Siemens, Bosch e a nova Fonte de Luz Sincrotron. Os alunos do curso de engenharia civil visitarão as obras de construção da nova fonte de Luz Sincrotron brasileira, o Sirius, uma das mais avançadas do mundo, que está localizada próximo ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. A obra civil compreende uma área de 150 mil metros quadrados e é uma das mais sofisticadas já realizadas no país. “Os alunos entrarão o canteiro de obras, assistirão a uma palestra com a equipe da empresa Racional Engenharia, responsável pela construção, e terão acesso às informações sobre soluções inovadoras desenvolvidas para viabilizar os requisitos de estabilidade mecânica e térmica da estrutura especial que abrigará a fonte de luz. Será uma oportunidade ímpar para os alunos do curso de engenharia civil”.

 

Inscrições