Livro de mackenzista é vencedor do prêmio HQMIX 2017

06/09/2017

Geral


Obra conta a história do I Salão Brasileiro de Humor e Quadrinhos 

O livro 1973, Quando Tudo Começou – História do 1º Salão Brasileiro de Humor e Quadrinhos foi anunciado durante a abertura do 44º Salão de Humor de Piracicaba como o vencedor da categoria “livro teórico”, do prêmio HQMIX de 2017. 

Produzido e organizado pelo idealizador do primeiro salão realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1973, Fernando Coelho dos Santos  a obra teve a coordenação acadêmica do professor Adolpho Queiroz, do curso de publicidade do Mackenzie, com artigos  do reitor da Universidade, professor Benedito Guimarães Aguiar Neto e do ex diretor do CCL, prof. Alexandre Huady (in memoriam).

Também participou do projeto Gualberto Costa, organizador do segundo salão e autor do projeto gráfico do livro;  a secretária de Cultura e Turismo de Piracicaba, Rosangela Camolese e  do então prefeito da cidade, Gabriel Ferrato do Santos, além de análises feitas pelos professores do CCL/Mackenzie, o livro tem 154 páginas e foi lançado em 2016, pela gráfica e editora CS Eirelli, com apoio da Semactur, Mackenzie, Papeis Oji e Instituto do Memorial das Artes Gráficas no Brasil, Imag.

Em suas páginas conta a história do I Salão do Mackenzie, realizado no Museu Lasar Segal, em São Paulo, em 1973, e organizado por estudantes do diretório do curso de Economia do Mackenzie, sob a liderança de Fernando Coelho. A obra também reúne relatos das edições posteriores e artigos que marcaram os eventos.

O prêmio será entregue no domingo do dia 17 de setembro, às 18 horas, no SESC Pompéia. A cerimônia, que será apresentada por Serginho Groisman, presenteiará os vencedores com a estátua dos Chopinics, personagem criado pelo cartunista Jaguar no jornal O Pasquim.