Em Aula Magna, alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu iniciam suas atividades

17/03/2017

Geral


Mackenzistas participam de palestra proferida pela doutora Adelaide Faljoni Alario

Palestrante Adelaide Faljoni Alario

A partir da esq. Cleverson Pereira Almeida, Helena Bonito, Adelaide Faljoni Alario, Marco Tullio de Castro Vasconcelos e Maria Cristina Triguero

O auditório Escola Americana recebeu na última quarta-feira, 15 de março, a Aula Magna para os alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). A aula teve como tema a “Relevância da Pesquisa e de suas Publicações na Pós-Graduação Stricto Sensu”, ministrada pela professora Adelaide Faljoni Alario, e simbolizou o início das atividades dos programas. Adelaide é formada em Química, com doutorado na área de biológicas, em bioquímica e biofísica molecular.

A solenidade teve início com uma devocional proferida pelo chanceler Davi Charles Gomes, seguida de uma palavra de boas-vindas da professora Helena Bonito, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Em sua palavra, o reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, saudou toda a equipe da Pós-Graduação e os novos alunos, ressaltando a importância do tema na universidade. “Entendemos que a pesquisa realimenta o ensino e ela é fundamental, estando ligada ao desenvolvimento e a busca da inovação”.

O notável aumento da produção e da publicação de artigos pelos pesquisadores do país não condizem com o aumento da qualidade dessas publicações. Para a professora Adelaide, membro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), “as citações estão em um ritmo de crescimento muito mais baixo e nós precisamos alcançar a qualidade para que outros nos leiam e nos citem. Isso faz falta e a CAPES busca atingir esse objetivo”.  A CAPES visa avaliar a Pós-Graduação Stricto Sensu, acessar e divulgar a produção cientifica, além de investir na formação de especialistas de alto nível e promover a cooperação cientifica internacional.

A UPM visa valorizar a pesquisa em todas as dimensões. “Um esforço é empreendido para manter a pesquisa de alto nível em uma instituição como a nossa. Graças a Deus temos conseguido e os resultados têm sido extremamente positivos”, afirma o reitor.

Em sua palestra, a professora Adelaide destacou a importância do programa. “Há um caminho muito propicio para o crescimento da pesquisa e tem espaço para os estudantes de qualquer segmento, dentre as quarenta e nove áreas de pesquisa acadêmica ou aplicada no Brasil”, finaliza.