Curso de Letras do Mackenzie completa 70 anos

16/02/2017

Geral


Aula Magna marca o início de uma série de atividades que ocorrem ao longo de 2017

Acontece na próxima quarta-feira (22), às 9h30, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a conferência: “A gramática como programa construtor de sentido”, proferida pelo linguista Francisco Savioli, conhecido como Platão, com apresentação de Marisa Lajolo, pesquisadora de literatura e professora do Curso de Letras da UPM.

Para a Profa. Dra. Elaine Prado dos Santos, coordenadora do Curso de Letras, a conferência reunirá discentes e docentes numa reflexão sobre a importância da gramática normativa como parâmetro para o estudo da língua e das variedades que a constituem. “Nesse ano em que comemoramos 70 anos, está aula magna, em especial, além de abrir o semestre letivo, inaugura a série de eventos programados para que a data seja festejada ao longo de todo o ano, com atividades que abarcam as várias facetas da nossa área, como a Jornada de Literatura Contemporânea, Semana Mackenzie do Espaço Lusófono, Jornada de Estudos Freireanos, Memória e História do Curso de Letras, Debates entre autores premiados no Jabuti, Fóruns Transdisciplinares, dentre outras”, destaca a Coordenadora.

O palestrante

Francisco Platão Savioli foi professor do Mackenzie. Bacharel em Latim, Linguística e Português, licenciado em Português, Mestre e Doutor em Linguística e Filologia Românica, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É autor de: Gramática em 44 lições: compêndio para o 2o grau e primeiros anos do curso superior; Para entender o texto e Lições de texto: leitura e redação (estes em coautoria com José Luiz Fiorin).