Curso de Letras celebra 70 anos

30/03/2017

Geral Reitoria


Evento foi marcado por homenagens a professores e alunos

Alunos do curso de Letras homenageiam coordenadora do curso, Elaine Cristina Prado dos Santos.

Para comemorar os 70 anos do curso de Letras, o Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie recebeu alunos, professores, antigos alunos e convidados para um evento festivo, que aconteceu na manhã do dia 29 de março, no auditório da escola Americana.

A palestra, proferida pelo professor Marcel Mendes, coordenador do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e historiador do Mackenzie, contou a história do curso, passando por sua fundação e destacando a trajetória de alunos e professores ao longo dos anos.

Uma sequência de homenagens aconteceu após a palestra, que teve início com a professora Marlise Vaz Bridi homenageando os professores que dirigiram a unidade em algum momento nos últimos anos: Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos, que foi diretora no período de 1991 até 1997; Osvaldo Takaoki Hattori, diretor em março de 2001;  Maria Luiza Guarnieri Atik, que dirigiu entre 2001 e 2006; Esmeralda Rizzo, diretora de 2006 até 2011; Celso Figueiredo Neto, que foi diretor de março até junho de 2011; Alexandre Huady Torres Guimarães, diretor de 2011 a 2017; e o atual diretor, Marcos Nepomuceno Duarte, também foi homenageado, seguido pela professora Helena Bonito, docente do curso e pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

Alexandre Huady, que faleceu em fevereiro deste ano, foi lembrado com muita emoção pelos docentes e discentes e teve menção honrosa no evento. Em seguida, a coordenadora do curso, Elaine Cristina Prado dos Santos prestou homenagem aos professores que lecionaram no curso de Letras.

Aluna da primeira década, a professora Messiota Lima Pires, formada em 1958, prestigiou o evento e também recebeu uma homenagem. “Isso aqui é parte da vida nossa vida, saímos daqui mas o coração continua. É um sentimento que não sai de dentro de nós, realmente ‘uma vez mackenzista, para sempre mackenzista’”, afirmou.

Os presentes ainda assistiram a um vídeo comemorativo preparado pela TV Mackenzie e a uma apresentação do  Coral Universitário, sob a regência do maestro Parcival Módolo.

Para a coordenadora Elaine o evento foi fundamental para destacar a memória e a identidade de um curso que ainda está construindo uma história, com uma trajetória belíssima e que permanece apesar das reformulações e tantas transformações no mundo. “O curso de Letras permanece, e permanece solidificado. Com um corpo docente qualificado, uma graduação nota 5  no Guia do Estudante e nota 5 do MEC na pós-graduação, com corpo docente e discente atuantes. Queremos continuar a fazer essa história brilhante, sempre preservando o Espírito Mackenzista”.