Baja SAE BRASIL 2017

17/03/2017

Geral


MackGear vence prova Slalom, garantindo a Pole Position na largada do enduro

A equipe MackGear, representante da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi campeã da prova Slalom do BAJA SAE Brasil. A equipe mackenzista superou as oitenta e oito equipes participantes do evento, o que garantiu a Pole Position na largada do enduro.  A Competição Nacional 2017  aconteceu entre os dias 9 e 12 de março e foi realizada na cidade São José dos Campos.

A competição prevê análise de relatório de projeto e construção do veículo Baja, enviado em dezembro de 2016, apresentação de projeto, participação em provas de inspeção de segurança, motor, freios, conforto e dirigibilidade do veículo. Somente após a aprovação nas provas de inspeção, o veículo estava apto a participar das provas dinâmicas classificatórias de aceleração, velocidade, tração, suspensão e slalom. No último dia de competição, foram realizadas as provas classificatórias e uma prova de enduro em circuito fechado, com 4 horas de duração.

A MackGear é atualmente composta de vinte alunos de graduação dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica e Produção e Design.

A participação no projeto Baja tem como objetivo principal oferecer ao discente uma experiência similar à que será vivenciada em sua futura vida profissional. Ali, o aluno passa a trabalhar com prazos, orçamentos e necessidades de desenvolvimento de um produto de elevada complexidade (um veículo off Road), fazendo uso de conhecimentos aprendidos na teoria e desenvolvidos durante seu curso de graduação.

“Com isto, há a certeza de um incremento na formação do futuro profissional preparando-o de forma mais competitiva para sua inserção na vida profissional. Além disto, pode-se destacar que esta participação do discentes neste tipo de atividade gerará um diferencial em seu processo de seleção para o mercado de trabalho’, afirma o professor Jean Pierre Garcia, professor da Escola de Engenharia.