5 lugares históricos do campus que todo mackenzista deve conhecer

12/01/2018

Geral


Você já sabe quais são? Se não, corre ler! 

Centro Histórico e Cultural Mackenzie

Biblioteca George Alexander

Bosque das Fadas

Edíficio Reverendo George Chamberlain

Ginásio coberto

Você com certeza já ouviu alguém comentando sobre os prédios de tijolinhos do Mackenzie, ou já parou para fotografar a famosa biblioteca central do campus. Mas você sabe como tudo começou?

A história da unidade de Higienópolis do Instituto Presbiteriano Mackenzie começou em 1879, quando o reverendo George W. Chamberlain comprou uma parte do nosso atual terreno. De pouco em pouco, o espaço ganhou forma.

Separamos 5 lugares históricos, tombados como Patrimônio Histórico e Cultural, que contam muito sobre o Mackenzie. 

1) Centro Histórico

O Prédio 1 do campus Higienópolis foi construído entre os anos de 1894 e 1896 para dar espaço à primeira Escola de Engenharia privada do país. Hoje, nosso prédio mais antigo - tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de São Paulo desde a década de 1990 - abriga o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) onde acontecem exposições de obras, lançamentos de livros e em época de aula, toda quinta-feira, a música no hall, do jazz ao rock!

Além disso, ele abriga o acervo histórico do Mackenzie, com objetos, fotos e documentos desde a nossa fundação.

Ah, e você sabia que antigamente o Mackenzie se chamava Escola Americana? Tudo mudou quando John Mackenzie fez a doação para construir o Edifício Mackenzie. Aos poucos, a marca Mackenzie passou a representar toda a instituição.

Acompanhe as novidades que acontecem no CHCM pelo facebook. 

2) Biblioteca Central

Conhecida pelo alunos como “Biblioteca do Harry Potter”, na verdade o prédio 2, inaugurado em 1926, foi batizado de George Alexander, conselheiro do Mackenzie College por 30 anos.

Assim como toda a parte histórica do nosso campus, os tijolinhos chamam atenção de todos os visitantes e futuros alunos da Instituição. A biblioteca abriga uma infinidade de livros e tem uma iluminação incrível para os amantes da fotografia.

3) Bosque das Fadas

Muitos mackenzistas escolhem o “Bosque das Fadas” (sim, esse é o nome oficial) para descansar, ler um livro ou conversar com os amigos. O lugar é tranquilo e serve como um refúgio para quem não se acostumou ainda com o ritmo da cidade grande.

Você deve imaginar que apenas prédios são tombados, mas não. O espaço ao ar livre é reconhecido como Patrimônio pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Historicamente, o bosque abriga o busto de Horace Lane (intacto desde 1914!), que no ano de 1884 foi convidado pelo Rev. Chamberlain para dirigir a Escola Americana.

A novidade por ali é que durante as férias, refizeram a jardinagem. Que tal você dar uma passada por lá para conferir?

4) Edifício Chamberlaim

Ao lado do bosque, o prédio 10 foi batizado com o nome do Reverendo George Chamberlain, que em 1870, com o intuito de alfabetizar, educar e evangelizar, junto com sua esposa Mary Annesley transformaram a sala de jantar na Escola Americana.

O edifício, com características de um castelo, foi construído no ano de 1901 para funcionar como dormitório masculino. Até 1940, o local abrigou alunos dos cursos de nível superior.

5) Ginásio Coberto

O primeiro ginásio coberto de uma instituição particular no Estado de São Paulo, e um dos primeiros da América Latina, funcionou como base de enfermaria para o Movimento Constitucionalista de 1932.

Hoje, o ginásio de esportes serve como palco para jogos e treinos dos times do Mackenzie e alguns eventos do Instituto.

Quer conhecer mais sobre a história do Instituto e ver de pertinho esses lugares históricos? O Centro Histórico e Cultural do Mackenzie leva vocês para um passeio pelo campus! É só agendar! E o mais legal: é aberto para todos os públicos!

Para mais informações, envie um e-mail para chcm@mackenzie.br ou entre em contato pelo telefone (11) 2114-8661.