2009 - Marina dos Santos Lima - Direito

-

A escolha pela Universidade de Coimbra, não poderia ter sido melhor. Com certeza foi a minhttp://www.mackenzie.br/typo3/clear.gifha experiência mais marcante e importante. A universidade acolhe os intercambiários brasileiros muito bem, há diversas burocracias, como por exemplo, quando chega a Coimbra é preciso ir à faculdade se cadastrar como aluno intercambistas e isso requer um dia disponível, pois a fila é enooooorme, aliás, toda parte burocrática que se faz na universidade está implícito uma fila gigante, ponto positivo: a gente conhece muita gente nas filas! De verdade, conhece muitos brasileiros, europeus, acaba que a fila, é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas que estão na mesma situação que você antes do início das aulas. Enfim, tudo que é necessário que nós brasileiros façamos é bem indicado pelos responsáveis por essa parte na universidade.

-

As aulas têm horários bem diferentes, mas cabe ao aluno se adequar, pois, há mais de uma turma em horários diferentes. Quanto à refeição a faculdade possui diversas cantinas, tem cantina vegetariana, grelhada, tem para todos os gostos, o prato mais caro que vi na Universidade custava 4,80 euros que contem arroz, carne, salada, sopa e uma sobremesa (a água é de graça, é só pegar um jarro que fica em cima dos balcões nas cantinas e se servir).

-

Quanto ao ensino em si, é bem diferente do que, nós, brasileiros, estamos acostumados, confesso que levei um tempo para me adaptar, porém garanto que é incrível. Ah! E pode-se cursar matérias de outros cursos, muitas pessoas que conheci faziam, por exemplo, disciplinas em direito e em letras como alemão ou italiano. Há uma quantidade de livros absurda disponível aos alunos, e sim nós intercambiários temos acesso a todos esses livros, dentre o acervo há livros raríssimos que não se acha em qualquer lugar, só numa Universidade com o renome da Universidade de Coimbra. Sobre as notas, fiquem tranqüilos, pois nós temos fama de passar em todas as matérias escolhidas com mérito, e há duas possibilidades de avaliação: a contínua (que implica na presença nas aulas e um trabalho por mês que formará a nota) e a final (que constitui em uma única prova envolvendo toda a matéria do semestre daquela disciplina e não é cobrada presença nas aulas nessa modalidade).

-

Encantei-me pela universidade, que é linda, pelos professores, e pela cidade, que é uma cidade charmosa, antiga, com muita história para contar em cada esquina, mas que se contrasta com a modernidade, como perto do rio Mondego onde há um deck, o qual de noite possui uma vista linda, com bares e restaurantes e onde algumas vezes por semana se escuta o fado, música típica portuguesa de Coimbra, é uma tradição da Universidade de Coimbra. É a coisa mais emocionante do mundo, pois conta as histórias dos estudantes de Coimbra (os ‘capas pretas’) na resistência da ditadura de Salazar, enfim, é muita história, cada uma mais emocionante que a outra.

-

Por fim, as moradias. Na minha estadia fiquei 15 dias no alojamento e fui morar num loft com outras brasileiras mackenzistas que conheci nas reuniões do ACOI. Se procurar bem se acha coisa muito boa e barata, porém tem que procurar antes do início da chegada dos europeus, que vem todos de uma vez, lotando e alugando todos os apartamentos/ casas/ lofts/ alojamentos da cidade. É só ter tempo e procurar que acha lugares incríveis para morar. E nada é longe em Coimbra tudo é relativamente perto, tem ônibus para todos os lugares, nada que impeça de andar para chegar aos lugares, o que desanima um pouco são os morros, as ladeiras que formam a cidade de Coimbra, mas depois de um tempo dá para se acostumar.

-

As medidas prévias: passaporte, visto não são tão demorados e burocráticos como parecem, meu passaporte ficou pronto na data determinada pela polícia federal, em torno de 15 dias, e o visto ficou pronto em 10 dias, a entrevista no consulado foi super sossegada quando ele vêm que é visto para estudante as “portas se abrem”, mas não pode deixar passar o prazo, na verdade aconselho que essas medidas sejam tomadas e resolvidas assim que a aprovação pelo Mackenzie sair, pois, então, terá mais tempo para se preocupar com as coisas boas, com a viagem em si, já que toda a papelada estará em ordem.

-

Para quem puder, aproveite essa oportunidade única que o Mackenzie dispõe aos seus alunos, vale muito à pena!!!!

-

Bom, estou disponível para qualquer dúvida, curiosidades, etc. Pode entrar em contato pelo e-mail: mah_ml@hotmail.com

Marina S. Lima – estudante da Faculdade de Direito