2007 - Natália Macedo - Direito

 

Meu nome é Natalia Macedo, sou aluna da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

No momento, realizo o Programa de Intercâmbio estabelecido entre a Universidade Mackenzie e a Universidade de Coimbra.
Para melhor elucidar as dúvidas dos alunos que aqui pretendem estudar, organizarei em tópicos várias questões e dúvidas que surgem quanto à realização do intercâmbio. São elas:

 

1) Quanto a obtenção de visto

Assim que fui aprovada no Programa de Mobilidade Internacional oferecido pelo Mackenzie, passei a me informar sobre os documentos, bem como procedimento necessário para obtenção de visto. Antes mesmo de sair o resultado do ACOI, seria interessante que analisassem o site do Consulado de Portugal: www.consuladoportugalsp.org.br.

 

Ao entrarem neste site, cliquem em “Serviços Consulares”,” Vistos” e depois "Vistos de Estudo”. É exatamente neste site, que estarão elencados todos os documentos necessários para a obtenção do visto de estudo. São muitos, mas são exatamente os descritos lá, que são os necessários, nada mais, nada menos.

 

Após a junção e organização de todos os documentos, estes serão enviados pelo correio ao consulado. Aconselho-os a colocarem na forma Sedex, mas o Sedex mais rápido que houver nos serviços do Correio. Pois, lá chegando, os documentos entrarão em contato com vocês, para marcarem entrevista. Ocorre que o processo dos docs, demora um pouquinho, a chegar, ser analisado e a ligação, também, demora. Assim, quanto mais rápido forem, é sempre melhor para agilização do visto, já que este leva cerca de vinte e cinco dias para ser expedido, após a entrevista no Consulado Português.

 

Muitas dúvidas irão surgir, tanto na obtenção, junção, bem como procedimento com os documentos, sendo assim, desde já me disponibilizo para quaisquer esclarecimentos. Sei exatamente como é a “tensão” e o “medo” de não conseguir obter talvez um ou outro documento, assim, não se inibam em mandar-me um e-mail que esclarecei quaisquer dúvida, tanto na obtenção do documento (melhor forma de obtê-lo) como em outras que supostamente possam surgir.

 

Meu e-mail é: nat_mackenzie@yahoo.com.br