2007 - Karina Patrício do Nascimento - Educação Física

 

Olá!!!

Meu nome é Karina, sou do curso de Educação Física e estou fazendo intercâmbio em Coimbra_ Portugal na Universidade de Coimbra.

-

Para os futuros candidatos ao intercâmbio, gostaria de dar algumas dicas e informações desde o visto até se instalarem na cidade e universidade.

-

Para obter o visto é necessário enviar alguns documentos que estão no site do consulado português por sedex e de preferência com uns três meses de antecedência, pois agora mudou a lei do visto e todos são para residência, sendo assim, demora 2 meses para o visto sair.

-

Assim não vai ser preciso adiar a viajem como tive que fazer rsrs.

-

Ah!!

-

Detalhe, leiam bem o que pede nos documentos também, para não precisarem enviar novamente os documentos para o consulado por estar faltando algum documento ou outro tipo de coisa, como por exemplo o antecedente criminal que tem que ser tirado na policia federal na Lapa!!!

-

Pessoal, aqui tem muitas disciplinas que não possuímos na nossa grade curricular, portanto, procurem pegar as mais variadas disciplinas para melhora do seu currículo acadêmico e as disciplinas que temos em comum com as do Mack, façam no Mack mesmo, o método de ensino é bem diferente e tenho certeza que vão preferir o do Mackenzie.

-

Quanto as disciplinas diferentes, como patinagem, orientação, entre outras, são fantásticas...

-

Não fiquem pensando que quando vierem vai ser só festa!!!Vai ser também rsrs, mas temos trabalhos e provas para fazer, viemos pra estudar também rsrs.E tudo depende da nossa disciplina nos estudo.

-

Ah!!!

-

Não vão pensando que os professores são iguais os do Mackenzie!!!

-

Tem um pequeno diferencial e vão perceber quando tentarem chamá-los pelo seu nomes rsrs. Sempre Doutor(a) ou professor(a).

-

Todos são muito atenciosos, os professores e a Drª Liliana que é a pessoa mais indicada a procurarem na secretaria sempre que preciso.

-

Assim que chegarem e se não tiverem lugar pra se acomodar, procurem a Drª Liliana ou Sandra da secretaria da faculdade de Ed física que elas lhe indicaram um lugar pra ficar, pois são muito preocupados com a nossa acomodação. Nota 10 pra elas!

-

Só um parênteses, as pessoas aqui da cidade sempre tentam nos ajudar em relação a localização, mas tenham um mapa da cidade, vai ajudar muito..

-

Existem várias pensões e quartos para serem alugados, mas procurem bem, pois o fato de serem estudantes, muitas vezes cobram caro por quartos que não valem o valor pedido. Resumindo: Pesquisem, e façam contatos com as pessoas que também estão na mesma situação que vocês ou já estiveram.

-

É preciso se matricular nas disciplinas que escolheram não só na faculdade de Ed Física, mas também no DIRC, é meio complicado de achar as coisa aqui em Coimbra, mas é tudo muito perto, só é confuso mesmo e a nossa facul fica mais distante dos outros cursos. Já vou avisando, fica do outro lado do rio Mondego e não lá em cima perto das outros cursos que é pra onde vão mandar você se perguntarem aonde fica rsrs.

-

Muito importante isso!!

-

Assim que chegarem em Coimbra, vocês tem 3 dias para irem na loja do cidadão informarem que entraram na cidade, senão terão de pagar uma multa e não me perguntem de quanto porque sem querer fui no ultimo dia e não precisei pagar ainda bem rsrs. Isso ninguém avisa a gente hehe!!

-

Temos uma vantagem em relação a transporte, pois fazemos uma carteirinha do autocarro (ônibus) e podemos pegar quantos ônibus precisarmos por dia é só recarregamos uma vez por mês (21 euros)

-

Em relação a Alojamento, gasta-se em torno de 150 euros por mês, eu gasto 75 euros, pq divido um quarto com outra menina.

-

Alimentação!!Depende de quanto é a sua fome !!

--

Cada curso possui uma cantina e o almoço e jantar custam em torno de 2 a 4 euros, Na Ed Física custa 2 euros.

Gastamos em torno de 300 euros por mês com essas despesas tirando festinhas e coisas afins.

-

Escolhi Portugal por ter feito amizade com duas portuguesas que foram fazer intercâmbio no Mack e que se tornaram minhas grandes amigas, recomendações de outras pessoas que fizeram intercâmbio antes de mim e depois pensando em custos, Portugal tem um custo de vida mais barato.

-

Nunca tive grandes expectativas em relação a universidade por não conhecê-la, apenas uma grande curiosidade em conhecer outros tipos de didáticas e culturas em relação a Ed Física.

-

Percebi que é tudo muito diferente e que só tive e estou tendo a ganhar em escolher Portugal.

-

Esse intercâmbio me fez perceber muitas coisas que passam despercebidas durante a nossa vida acadêmica. O quanto essa fazer é importante para fazer amizades e diminuir diferenças geográfica entre as pessoas.

-

Só sei dizer que vão aprender muito convivendo com pessoas de diferentes partes do mundo, com suas culturas e diversidades.

-

É uma experiência Bué de fixi!!

-

Que venham os próximos e aproveitem Portugal Ora pois !!!

Venha a ter com Portugal.