2007 - Juliana Laurentiz - Direito

 

Bom, para aqueles que como eu tem o sonho de, além de estudar em uma das faculdades mais prestigiadas do mundo, viver novas experiências e conhecer pessoas novas, Coimbra é o lugar certo.

 

A cidade é pequena e a atmosfera é toda universitária. Os estudantes da Universidade e estudantes estrangeiros que fazem parte de programas de intercâmbio.

 

A cidade é segura e de fácil locomoção por transportes públicos. O alojamento da Universidade possui boas instalações e os preços vão de 57 a 90 euros; para aqueles que procuram mais privacidade, os quartos para alugar vão de 150 a 200 euros.

 

A alimentação dos estudantes é feita nas cantinas ao redor da Universidade e custam 1,95 para um pão, sopa, um prato com um tipo de batata ou arroz, salada e uma carne, que, normalmente, é de porco ou peixe.

 

Os convívios, festa dos cursos, também são baixos...entre 2/3 euros.

 

O procedimento de matrícula e escolha das matérias podem ser feitos até 10 de maio e os estudantes têm todo o apoio do Departamento de Relações Internacionais da Faculdade, que prestam todos os esclarecimentos necessários.

 

Há também um grupo de apoio aos estudantes internacionais que está sempre a promover encontros e passeios interessantes.

 

As matérias podem ser escolhidas em todos os anos e nas várias faculdades. Eu curso 4 matérias no total: duas na Faculadade de Direito, uma matéria na Faculdade de Economia e uma na Faculdade de Letras.

 

As matérias interessantes são várias, mas é ideal não ultrapassar este número, pois para cada cadeira há aulas práticas e teóricas.

 

Alguns professores dão a possibilidade aos estudantes de fazerem trabalhos sobre a matéria, mas normalmente há uma prova oral e uma teórica em cada matéria.

 

As aulas têm duração de mais ou menos 45 minutos e são de extrema qualidade e com professores de renome. Estes são solícitos aos estudantes brasileiros, que possuem sempre boas notas na história da Faculdade, colocam-se quase sempre à disposição.

 

O ambiente estudantil é mesmo contagiante e a cidade, durante a semana, é muito viva e encontram-se pessoas de todos os lugares do mundo, também na mesma situação de estudantes e por isso torna-se muito fácil fazer amigos de diferentes nacionalidades, inclusive para viagens e passeios.

-

Bom, tenho a dizer que a experiência de estudar na Faculdade de Coimbra tem sido de grande relevância para minha vida acadêmica e pessoal.

-

Qualquer outras dúvidas - julaurentiz@yahoo.com.br