2007 - Hélio Coelho - Administração em Comércio Exterior

-

- Obtenção do Visto

-

O meu processo de obtenção de visto foi um pouco corrido, pois deixei para a última hora. O consulado português requer vários documentos, portanto dê entrado logo assim que receber a carta de aceitação da Universidade.

-

- Universidade Receptora / Curso

Aqui no Mackenzie eu curso Comércio Exterior, mas optei por estudar Relações Internacionais da Universidade de Coimbra. O curso é muito bom, alguns professores da faculdade são renomados na Europa (ex: José Manuel Pureza e Augusto Rogério Leitão) e experts nos assuntos relacionados a União Européia. Escolhi quatro matérias (Sistemas Políticos da União Européia, Negociação Internacional, Economia Regional Européia e Políticas externas Européias), todas elas na FEUC (faculdade de Economia da UC).

-

Devido ao processo de “Bologna”, nos primeiros dias de aula, os professores questionam se você optará por “avaliação contínua” (regime sem exames, apenas com notas de participação em todas as aulas e apresentação de seminários) ou avaliação tradicional (sem obrigatoriedade de presença nas aulas e provas ao termino do curso).

-

O prédio da FEUC é um pouco distante do campus central, mas nada que não dê para ser percorrido a pé.

Caso você queira cursar alguma matéria de língua na faculdade de Letras, também pode. A maioria dos alunos opta por fazer alemão e/ou francês para contar como diferencial no currículo. Apenas busque informação na secretária geral da faculdade de Letras, os cursos são abertos a estudantes de qualquer curso.

-

- Cidade

O ambiente da cidade é muito bom, Coimbra é uma cidade relativamente grande para o padrão Português (mas pequena/média para o que estamos acostumados). Mas para quem pensa que encontrará apenas vilazinhas com casas antigas está enganado, a cidade tem muitos bairros novos, dois shopping centers e uma vida noturna agitada (ao padrão português). Existem muitos estudantes de outros países da Europa (ERASMUS) lá, portanto é comum ouvir turmas conversando em inglês nos bares e restaurantes.

-

A cidade é cheio de ladeiras, portanto vá se acostumando com a idéia de ter que subir e descer as ruas. Para quem não estiver afim, o preço do passe de ônibus mensal é por volta de 20euros.

-

- Povo

Em geral o povo é bem receptivo. O local mais apropriado para se fazer amigos são os jantares do curso e os convívios (festas), principalmente os convívios dos EURASMUS, pois são estudantes estrangeiros que estão na mesma situação que você. Os portugueses são viciados nas novelas brasileiras, geralmente tocam nesse assunto quando percebem que você é brasileiro, é um bom começo para um diálogo inicial!

-

- Acomodação

Quando cheguei, fiquei por 15 dias no alojamento (residência João Jacinto), fica na parte histórica de Coimbra e a 4 quarteirões da maioria das universidades (Psicologia, Direito, Letras, Medicina etc.). O preço era por volta de 80 Euros, os quartos não são ruins e o banheiro é comunitário (no corredor). Após esse período me mudei para uma casa com outros brasileiros que estudavam lá. Em média, paga-se entre 130 a 170 Euros (por mês) em um quarto na região central da cidade.

-

Dica: Caso queira uma acomodação legal, ao pé das escadas monumentais (escadas de acesso a Universidade), procure a Sra. Piedade no portão verde do lado esquerdo do pé da escada (ao lado do Xérox). Ela cobra 150 Euros no quarto individual e a localização é excelente.

Outra dica é morar perto da praça da República, tudo aconteci por ali e fica perto de todas as faculdades, ônibus, supermercados, bares, associação (o ponto de encontro dos estudantes da UC)

-

- Alimentação

As cantinas da Universidade são excelentes, gasta-se em média 2 Euros para fazer uma refeição completa com direito a entrada simples (geralmente caldo verde ou sopa c/ pão)/prato principal/garrafinha d’água e sobremesa. A minha dica é a cantina dos grelhados, fica do outro lado da cantina amarela e você pode escolher um grelhado+prato por 1,80euros, vale muito a pena!

Existe também a opção de comer em casa.

Uma compra semanal com ingredientes básicos sai por volta de 20 euros. Se quiser ter uma base do preço, consulte os sites dos supermercados (minipreço, Jumbo, Pingo Doce, etc.)

-

http://www.jumbo.pt/

-

- Expectativas

No geral, a minha experiência em Coimbra atingiu as minhas expectativas. Estudei em uma faculdade excelente, aprendi muitos assunto relacionados a minha área de interesse, tive oportunidade de conviver com pessoas de toda a Europa (passagens Porto/Londres a 20 euros ida e volta) e aproveite os finais de semana para viajar ou curtir um fim de tarde na beira do Mondego... nada melhor!

-

Bom, é isso pessoal.

Segue meu contato, caso alguém queira mais dicas:

-

MSN – falakirk@hotmail.com

Orkut: Helio Coelho

Helio Coelho de Oliveira (aluno ACOI - COMEX - Universidade de Coimbra 2007)