2007 - Daniella Didio - Psicologia

-

 

Olá! Estou em Coimbra, Portugal. Estou fazendo Erasmus (programa para estudantes estrangeiros) na Universidade de Coimbra (www.uc.pt), no Curso de Psicologia. Escolhi vir para Portugal, pois tinha muita vontade de conhecer suas belezas, ver um pouquinho do que aprendemos em História na escola, a universidade de Coimbra pelo curso ser semestral e ter uma grande tradição. Quanto ao idioma, apesar de ser o mesmo têm muitas palavras diferentes, além das gírias, mas nada que não possamos aprender e como os portugueses assistem a nossas novelas nos entendem com mais facilidade.

-

Vou começar contando sobre a obtenção de visto...Consegui o visto de estudos em mais ou menos quinze dias após a entrevista. Tem que se enviar a documentação que consta no site do Consulado Geral de Portugal para a caixa Postal do mesmo e aguardar que entrem em contato para a marcação da entrevista. O visto pode ser obtido para até um ano de estudos. A Divisão de Relações Internacionais foi recepctiva, e logo consegui fazer minha matrícula. Curso cinco cadeiras (matérias).

-

Os horários são variados, tenho aulas de manhã e de tarde em dias diferentes. O Curso se divide em áreas de especialização a partir do 4º ano. Cada matéria tem suas particularidades, mas em geral há um só exame no fim do semestre e trabalhos em grupo e individuais. Algumas matérias requerem bastante dedicação, pois suas leituras são em outras línguas. A faculdade funciona um pouco diferente do Mackenzie, mas logo nos adaptamos.

-

Onde ficar? Creio que o melhor a fazer é tentar ver algum lugar para ficar pelo menos nos primeiros dias antes de vir, assim pode-se procurar um bom lugar com mais calma. Tem os alojamentos (em média 90,00 euros/mês) da Universidade que é preciso se candidatar às vagas do Brasil (antes do embarque, tem o prazo no site da Universidade) ou há muitas residências estudantis, casas que alugam quartos, e a média por mês do aluguel é de 150 euros.

-

O clima varia de acordo com a época do ano. No inverno, pode-se chegar a 0º Celsius, é frio e úmido, e na primavera começa a esquentar, mas faz frio à noite, há muito vento e perto do verão faz bastante calor durante o dia e o ar é seco. Este ano já está quente desde este mês: maio. Faz 20 e poucos graus durante o dia e cai a temperatura um pouco à noite. Os gastos médios em comida são de 100,00 euros por mês, o material didático para Psicologia sai um pouco caro também devido às leituras e trabalhos. Pode-se contar aí, também, uns 100,00 euros. O transporte não é caro, mas a cidade é pequena e dá para se fazer tudo a pé, para quem curte caminhar. Acho que por mês para despesas fixas e um pouco mais para saídas é preciso uns 450,00 euros.

-

Estou adorando a experiência, gostei muito da cidade, é linda, tem lugares muito bonitos para serem visitados e apreciados. Tem estudantes de todo o mundo. Estou imensamente satisfeita com a minha escolha, acho que além de proporcionar um maior conhecimento profissional, é realmente uma grande experiência e realização pessoal

-