2004 - Juliana C. do Prado - Arquitetura e Urbanismo

 

Sou aluna do Curso de Arquitetura da UPM, estou no 8º semestre, fazendo intercâmbio em Coimbra, Portugal. Vim passar 1 ano na Universidade de Coimbra. Cheguei aqui em agosto passado.

 

Para me decidir pelo intercâmbio iniciei minha pesquisa quase 1 ano antes. Entre as opções escolhi Portugal pela qualidade do Curso, facilidade de adaptação, e pelo custo de vida. Coimbra é uma cidade universitária, que gira em torno dos estudantes,com muitos estrangeiros, o que torna a adaptação bem mais fácil.

 

Sobre Coimbra, fiz muitas pesquisas através do site da universidade www.uc.pt, que dá várias dicas, inclusive sobre o que fazer na chegada à Portugal.

 

Vim um mês antes para procurar casa. Há muitas ofertas de quartos e apartamentos para alugar, mas como nem todos estão em bom estado de conservação vale a pena chegar um pouco mais cedo. Também existem as residências da universidade, que precisam que se candidate do Brasil.
A universidade tem um serviço de relações internacionais, onde os estudantes que já fizeram intercâmbio recebem os estrangeiros; dão um auxílio na procura de alojamento e organizam festas e viagens de convívio entre os recém- chegados.

 

Comparada com outros países da Europa , Portugal ainda é barato. Os gastos em média são: 150E a 200E com alojamento, 120E com alimentação e por volta de 50E com faculdade (no caso de arquitetura). Uma das facilidades de estar numa cidade pequena, como Coimbra , é a locomoção, faz-se quase tudo a pé e quando é preciso tem o ônibus, cujo passe mensal custa 16E.

 

Com a entrada na União Européia , Portugal se desenvolveu muito. Praticamente, todas as suas cidades estão sendo recuperadas . De maneira geral, a qualidade do ensino é muito boa ; me surpreendi com a Faculdade de Arquitetura. E sem dúvida a adaptação em um país com a mesma língua é bem mais fácil.

 

Como a Faculdade é de período integral e as pessoas não têm o costume de estagiar durante o Curso, acaba sendo bem puxado, motivo pelo qual não é bom fazer muitas disciplinas.

 

É claro que além de tudo isto, ainda tem o próprio intercâmbio, viver sozinho em outro país não foi tão difícil quanto parecia. Ter conhecido muita gente legal de outros países ajuda muito. E sem contar as viagens no tempo livre, Portugal tem seus encantos, com cidades bem diferentes de norte a sul, praias e bons azeites, vinhos...

 

meu e-mail para contato é: jucprado@hotmail.com