2007 - Marina Cardoso de Almeida - Arquitetura e Urbanismo

 

Acho que tive muita sorte quanto ao visto, mas também logo que fiquei sabendo que tinha passado no processo seletivo fui atrás. Tentei por 2 dias ligar e ninguém atendia então decidi mandar um e-mail (que é o que o site do consulado espanhol recomenda) e depois de uns 2 dias me ligaram agendando uma entrevista para aproximadamente um mês daquele dia.. Eles pedem uma lista de documentos meio chata, mas nada impossível. Sei que para quem quer ficar 1 ano pedem mais alguns documentos. Fui à entrevista e foi tudo certo. O visto saiu depois de 1 mês também. No total, é bom pensar que vai demorar uns 2 meses para o processo inteiro.

 

A Faculdade é bem forte, gosto muito das matérias que escolhi e sinto que os professores são realmente muito bons. Estou cursando 3 matérias; acho uma ótima quantidade porque assim sobra tempo para aproveitar melhor a cidade e viajar mais. Faço Dibujo Avanzado, Barrios Habitables e Restauración. A de restauração é mais pesada (15 créditos) mas estou gostando bastante, uma vez por semana tenho aulas com professores convidados especializados no assunto. Muito interessante. A matéria de Barrios Habitables é como um Planejamento Urbano mais requintado e só tem entregas de trabalho. Já a de Restauração tem prova e três entregas. A de Desenho é bem tranquila!

 

Para fazer a matrícula foi meio sofrido, peguei fila por três dias porque eles trabalham muito pouco aqui (do meio-dia às 14:00) e quando chegou minha vez não consegui todas as matérias que eu queria, mas depois dá para mudar e consegui. Ainda não efetivei a matrícula porque o sistema ainda não está atualizado com os alunos intercambistas (são mais de 300) então ainda não sei quanto vai custar.

 

A recepção dos professores quanto a intercambistas varia muito. Tenho um que adora e um que odeia tanto que até sugeriu que os intercambistas mudassem de matéria. Os alunos espanhóis são mais fechados, não se importam muito com os intercambistas e nem têm muita curiosidade para nos conhecer, mas aos poucos eles estão se abrindo e conversando mais. Mas, em compensação, os outros intercambistas, no geral, são muito simpáticos e mais animados. Os meus amigos mesmo não são espanhóis.

 

Alugo um quarto de um apartamento, onde divido cozinha e banheiro com mais 3 meninas. Esse é o esquema mais comum. Pago 330 euros, mas não inclui internet, água, luz e nem gás. Essas contas chegam a cada 2 meses, mas parece que sai mais ou menos uns 20 euros por mês (ainda não tive que pagar então não tenho certeza) . O quanto estou pagando é mais ou menos a média que todos pagam e estou bem localizada – 25 minutos a pé do centro e 25 minutos a pé da faculdade. Foi bem difícil arranjar apartamento. Já sabia que era difícil, mas é bom se preparar para o muito difícil. Todos têm problemas em encontrar, tem muita coisa ruim.

 

Como estou bem localizada, ando muito a pé, não utilizo muito transportes públicos, mas o metrô é muito bom, tem um a cada 200 metros no máximo. Compro bilhetes de 10 viagens que custa 6,40 euros. Existe um pacote mensal que você pode utilizar o metrô sem limite - custa 40 euros para pessoas acima de 21 anos.

 

De supermercado gasto uns 20 euros por semana, mas saio para comer de vez em quando, então isso não significa que só gasto 80 euros por mês, aliás, acho que o que eu mais gasto é com comida e viagens.

 

Ainda não tenho meus gastos muito bem definidos porque cheguei em agosto e viajei bastante e setembro que foi meu primeiro mês de aulas tive uns gastos iniciais. Parece que que uns 900 euros dá.

 

A cidade é muito animada. Adoro Madrid. Tem gente na rua 24 horas por dia. Muito divertido. Estou amando a cidade e a Faculdade. Recomendo a todos.

 

Espero ter esclarecido algumas dúvidas iniciais, meu e-mail é marina_cardoso_de_almeida@yahoo.com.br , para qualquer pergunta.