2005 - Juliana Tancini - Arquitetura e Urbanismo

-

Para compartilhar informações com os demais alunos interessados em intercâmbio, registro um pouco da minha experiência:

Bom, aqui a faculdade é muito boa. Bem puxada em relação aos estudos.
A infraestrutura também é muito boa, em matéria de espaços para trabalhar e suporte é muito bem organizada.

-

Quanto aos dados de alojamento, estou dividindo um apartamento com o meu namorado e com um amigo dele. Pago 300,00 euros mensais, incluídos gastos com luz, água e gás. Só não temos internet nem telefone, mas aqui a comunicação é mais fácil devido à existência de casas que se chamam locutórios, especializadas em telefonemas para o estrangeiro, e pagamos bem barato, cerca de 0,15 centavos o minuto (em euros).

Estive fazendo as contas com minha família e fica bem mais barato ligar daqui. Além disso, tenho um celular, o mesmo aparelho do Brasil com um chip diferente.
Por mês, mais ou menos, gasto 30,00 euros com transporte (um cartão que você compra mensal e pode andar em qualquer meio de transporte público, quantas vezes quiser. E ainda tenho Cartão de Jovem, pois tenho menos de 21 anos, assim, pago mais barato).

O transporte público é muito bom, assim, não se gasta com táxi ou aluguel de carro, você pode ir a qualquer lugar de metrô. Alimentação, fazendo compras em supermercados e não comendo muito fora, gasto de 150 a 200,00 euros por mês. Entre alimentação, material de higiene pessoal e limpeza, não sai caro.

Já de material escolar, os custos saem um pouco além da conta. Aqui se deve fazer muitas cópias de documentos, livros etc. e, dependendo da matéria elegida, você tem alguns gastos com material extra, por exemplo tintas para pintura, por mês gasto uma média de 30,00 euros.


De despesas extras não há muito para gastar, aqui existem os museus (que alguns dias abrem de graça) e praças, parques. Assim, se você souber que dias ir, o passeio sai todo de graça.

Mas, colocando alguns gastos extras como um cinema, uma peça de roupa ou algo parecido, não passará de 30,00 euros mês.


A entrada do cinema, por exemplo, custa 6,00 euros, mas se você tiver carteirinha de estudante paga 4,00. e assim vai, economizando aqui e ali, tenho um gasto aproximado de 600,00 euros mensais.

Estou cursando seis matérias no total. Planejamento Urbano, Projetos, Desenho do Natural, Técnicas de Análise Urbana, Organização Urbanística na Europa e Eletrotecnia, Comunicação e Luminotecnia.
Todas muito interessantes.

-

Volto ao brasil dia 20 de julho deste ano.

-

Deixo o meu e-mail para contato: jutancini@gmail.com