O ciclo solar 25 já começou

26/04/2018

Alunos Geral


Cientistas mackenzistas detectam a primeira região do novo ciclo solar

No último dia 4 de abril foi reportada a primeira região ativa do novo ciclo solar. A aparição desta nova região demonstra definitivamente que o ciclo solar número 25 já começou. Tal afirmação resulta do fato das polaridades magnéticas desta nova região seguirem a lei de Hale.

Uma colaboração entre o Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), o Observatório Astronômico Felix Aguilar (OAFA) da Universidade Nacional de San Juan (UNSJ) e o Instituto de Astronomia y Física del Espacio (IAFE) permitiu observar esta nova região na linha H-alpha assim como em 30 THz, como mostra a na figura ao lado. É uma observação inédita.

O monitoramento deste novo ciclo será importante para os estudos das relações Sol-Terra. Isso se deve ao fato do último ciclo solar 24 ter sido muito menos intenso do que o seu antecessor, o ciclo número 23, e as projeções para esse novo ciclo 25 são ainda mais drásticas. Algumas simulações mostraram que poderíamos estar entrando em um período prolongado de baixa atividade solar. Isto já aconteceu no fim do século 17, e, na ocasião, o período de baixa atividade solar foi também chamado de “Pequena Era de Gelo”. Na época, durante este período de aproximadamente 80 anos houve claras implicações e efeitos no clima da Terra.

As pesquisas do CRAAM são financiadas pela FAPESP, MACKPESQUISA, e AFOSR.