Mackenzie inaugura exposição sobre os 500 anos da Reforma Protestante

06/10/2017

Alunos Geral


A mostra histórica faz parte das comemorações e vai até o dia 9 de dezembro

A “Exposição 500 anos – a Reforma Protestante e o Presbiterianismo no Brasil”, organizada pela Centro Histórico e Cultural Mackenzie foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 5 de outubro, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie. A exibição faz parte das ações comemorativas dos 500 anos da Reforma Protestante, com o objetivo de abordar o legado deixado pelo movimento reformista encabeçado por Martinho Lutero (1483-1546).

Com curadoria do reverendo Alderi Souza de Matos e Luciene Aranha, a mostra é fruto de uma parceria com a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie e exibe um acervo que conta com documentos históricos que datam de 1517 e outros que marcaram o início do Movimento Presbiteriano no Brasil. Dentre eles a bíblia de Martinho Lutero, o Novo testamento de Roterdã e o primeiro livro de atas da IPB. Grande parte dos itens expostos são do acervo pessoal de Antônio Cabrera Mano Filho, membro do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Para melhor orientar os visitantes a exposição está dividida em duas partes. A primeira é composta por peças do século 16 alusivas às Reformas Alemã e Suíça, enquanto a segunda inclui itens ilustrativos dos primeiros tempos do presbiterianismo no Brasil. "Essa exposição foi um dos itens propostos pela Comissão Especial do Supremo Conselho encarregada de preparar as comemorações de 500 anos da Reforma, ela aconteceu primeiro em Brasília, na sede da IPB e agora aqui no Mackenzie. Apresentar parte de nossa história, nossa formação, é fundamental”, contou o curador da exposição e historiador oficial da IPB, reverendo Alderi Matos.

A visitação ficará aberta até o dia 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados das 10h às 16h.

 

Serviço

De segunda a sexta-feira - das 10h às 21h
Sábados -  das 10h às 16h

Duração - até dia 9 de dezembro

Centro Histórico e Cultural Mackenzie

Maria Antônia, 307 - Prédio 1

Entrada gratuita

Visitas guiadas sob agendamento: chcm@mackenzie.br