Inovação é tema da XXIX Semana da Engenharia

25/08/2017

Alunos Geral


Durante o evento os alunos foram incentivados a desenvolver projetos de empreendedorismo

Um professor da Faculdade de Direito ministrando a palestra de abertura de uma Semana de Engenharia? Isso mesmo. Pode parecer diferente, mas o objetivo dos organizadores da XXIX Semana da Engenharia e Tecnologia foi trazer reflexões que auxiliem os alunos no dia a dia e os incentivem na busca por inovações tecnológicas.

Em sua palestra, o professor Brunno Pandori Giancoli falou aos futuros engenheiros sobre o Direito na Inovação, apontando de que forma a lei pode auxiliá-los, levantando questões importantes à proteção intelectual, como patente e registro do que é desenvolvido. “Onde os engenheiros pecam é onde os advogados entram na história. E é por isso que eu estou aqui para conversar sobre o direito de vocês”, brincou e completou: “A engenharia tem no seu DNA a ideia da inovação, criação, a tecnologia, o método, o raciocínio matemático. E isso faz com que vocês tenham uma grande oportunidade pela frente. Nós vivemos numa sociedade que consome inovação, que precisa de inovação. Minha ideia portanto aqui é auxilia-los nisso”, finalizou Brunno.

O mesmo foco foi mantido entre os dias 21 a 25 de agosto, com atividades que buscaram refletir sobre o protagonismo dos alunos, na ciência, na evolução da Engenharia e Tecnologia. Foram palestras, minicursos, exposições, visitas técnicas e eventos simultâneos disponibilizados aos discentes, com assuntos como Inovação do Custo de Alumínio, Energia Eólica, Materiais Compostos, Materiais Bidirecionais, Nano materiais magnéticos, e outros.

O novo diretor da Escola de Engenharia Mackenzie, professor Sergio Lez, explicou a escolha do tema e a preocupação com a atualização tecnológica: “Nós temos que ter isto sempre em mente. A evolução da engenharia é a evolução da tecnologia. Faz parte da nossa missão como formadores de profissionais para o mercado mantê-los muito focados no desenvolvimento tecnológico. Afinal de contas, é esse desenvolvimento que vai permitir que a economia cresça, que se desenvolva, que a sociedade se desenvolva como um todo”, afirmou.

No mesmo sentido, o reitor, Benedito Guimarães Aguiar Neto elogiou a escolha do tema e incentivou os alunos. “Gostaríamos de encoraja-los para que tomem cada vez mais consciência da importância dos fundamentos da engenharia, que estão exatamente na ciência. O trinômio ciência, engenharia e inovação são coisas que não podem ser dissociadas. Uma engenharia forte é muito necessária para o nosso país, que hoje ainda vive da exportação da criação de riquezas baseadas em commodities e importa tecnologias”, concluiu.

A semana é o maior evento anual de extensão da Escola de Engenharia e é destinada aos alunos  de engenharia, ciência e tecnologia, bem como a todos os interessados em construir um mundo melhor e a participar de todas as importantes atividades que estão programadas.