Alunos da gastronomia realizam menu degustação

19/05/2017

Geral Alunos


O evento marcou o trabalho de conclusão de curso dos alunos formandos

Interpretação da história do cacau

Alunos preparam o Sarma de Bulgur da Mesopotâmia

Jusculum (caldo) Romano

Carne de Cordeiro das Grandes Navegações: carré de Cordeiro com crosta de ervas

Interpretação da história do açúcar

Jurados a postos para iniciar avaliações

Como as avaliações acontecem na gastronomia? Comida não é uma questão de gosto? Nem sempre. O sabor é importante, mas antes de qualquer coisa é preciso realizar as produções com técnica correta, conceito e eficiência. Foi assim que os alunos formandos do curso de gastronomia do Mackenzie foram avaliados na última quinta-feira,19 de maio.

A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma, além do relatório incluiu um menu degustação oferecido a uma banca formada por onze renomados profissionais da área, composta por consultores, professores, empreendedores e jornalistas.

Os alunos prepararam uma sequência de pratos inspirados na História da Alimentação do Ocidente. Logo na chegada, os convidados foram recebidos com um couvert de pães rústicos e creme fermentado de leite, com melado de cebola e azeitonas. O menu foi seguido por entradas que remetiam à Idade Antiga, com uma Sarma de Bulgur da Mesopotâmia, Jusculum (caldo) Romano e Peixe Medieval. Na terceira parte, entre os principais, os convidados degustaram inspirações na idade moderna como o Fardello Renascentista, Fricasse de Lapin Palaciano e uma elogiada Carne de Cordeiro das Grandes Navegações. Na hora da sobremesa, a Idade contemporânea foi o mote de interpretações da história de dois importantes ingredientes da confeitaria, o cacau e o açúcar.

O tema escolhido foi uma proposta dos próprios alunos, que após uma pesquisa sobre os restaurantes étnicos da cidade de São Paulo, entenderam que a história da alimentação abarcava os diferentes países em diferentes momentos da história. A partir daí definiram cardápio, decoração e serviço, sempre com orientação dos professores. Segundo a coordenadora do curso, Camila Landi, a proposta é planejar um evento completo. “Eles realizam desde a pesquisa do tema pré-estabelecido, passando pela parte orçamentária e operacional, até a sua realização. Disciplinas correlatas, como a de eventos, serviços e tópicos especiais em gastronomia dão embasamento teórico aos alunos no processo de criação e desenvolvimento do projeto”, contou.

Uma das professoras orientadoras do evento, Paola Biselli, contou que a decisão por avaliar os alunos com um menu degustação se deu por ser uma avaliação completa. “É um momento de teste, porque eles precisam aplicar as diversas técnicas de culinária, além de ser uma forma de simular um trabalho real de gastronomia, os tempos e serviços de um restaurante. Eles se sentem muito desafiados e motivados”. Foi exatamente assim que a aluna Daniela Cristina se sentiu. “Terminar o evento foi maravilhoso. Foram quatro meses de estudo e trabalho árduo de toda a turma. Ver a sua produção pronta e depois o prato voltando limpo é a melhor sensação que existe no mundo. A gente fica muito feliz. É muito empolgante, muita adrenalina”, concluiu, descrevendo um sentimento que simboliza a profissão que escolheu.

O projeto integrador contou com parceria do Curso de Design do Mackenzie: as louças utilizadas no serviço foram desenvolvidas e produzidas no Ateliê de vidro, sob orientação das professoras Regina Lara e Marilia Malzoni, e a Empresa Júnior de Design trabalhou na criação da Identidade Visual. O evento ainda contou com o apoio de empresas com: A loja do chá, Martins Café, Fazenda maria, e a farinha Le 5 Stagioni.

Fizeram parte do grupo de jurados a sommelier de chás Carla Saueressig; Carlos Siffert, consultor gastronômico e professor na Escola Wilma Kovesi; Celio Hara, chef executivo e consultor na Jalapeno Mexican Grill; Claudia Ricciuti, especialista em hotelaria e hospitalidade; Cris Mota, vencedora do programa Hell's kitchen Brasil; Joao Luiz Máximo, professor de história da gastronomia no Senac; Noemi Cawabata, sommelier de cafés na Martins Café; Reginaldo Andrade, diretor Comercial do site INFOOD, Rosny Gerdes Filho, coordenador da Accademia Gastronômica; Sonia Yamame, sommelier de Saquê; e Viviane Wakuda, chef Pâtissière.